Apresentação do Corredor Ferroviário Internacional Sul em Santiago do Cacém

2018-01-09
Decorreu no passado dia 5 de janeiro, na Câmara Municipal de Santiago do Cacém, uma reunião técnica de apresentação do projeto de criação do Corredor Ferroviário internacional Sul.
 
Nesse encontro, que contou com a presença do senhor presidente da autarquia de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, a Infraestruturas de Portugal teve a oportunidade de esclarecer detalhadamente os objetivos do empreendimento e o atual ponto de desenvolvimento do projeto, bem como perceber as principais dúvidas e propostas de melhoria que possam vir a ser acolhidas para a sua concretização. 
 
O projeto para o Corredor Internacional Sul envolve a modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul, uma empreitada com um custo estimado em 54 milhões de euros e comparticipada pela EU em 80%, e tem como objetivos:
  • A melhoria da ligação ferroviária aos portos de Sines, Setúbal e Lisboa;
  • O incremento da capacidade permitindo maiores velocidades e o cruzamento de comboios com 750 metros de comprimento;
  • Reforço da fiabilidade e segurança do serviço ferroviário e da segurança rodoviária, através da automatização e supressão de diversas passagens de nível e da construção de desnivelamentos ao longo deste troço, nomeadamente na zona de Santiago do Cacém.

Na reunião, foi ainda apresentado o programa de trabalhos para a Linha de Sines e prestada informação sobre os respetivos investimentos.

Corredor Internacional Sul

O projeto de criação do Corredor Internacional Sul, ligando Sines e a Fronteira em Elvas (Caia), integra o Plano de investimentos para a modernização da Rede Ferroviária Nacional, e está em fase de implementação, tendo sido lançada a primeira empreitada para a eletrificação do troço entre Elvas e Fronteira (Caia). 
 
A criação do Corredor Internacional Sul representa um investimento previsto em mais de 626 milhões de euros, dos quais estima-se que cerca de 356,7 milhões de euros possam ser comparticipados pela U.E..
 
A concretização deste investimento tem como principais objetivos:
  • A redução do tempo de trajeto dos comboios de mercadorias entre Sines e Elvas/Caia;
  • A utilização de tração elétrica ao longo de todo o trajeto;
  • O aumento da segurança e da fiabilidade da exploração ferroviária, em resultado da instalação de um novo sistema de sinalização e telecomunicações;
  • A redução da sinistralidade rodoviária e ferroviária com a eliminação de passagens de nível;
  • Potenciar a redução da sinistralidade rodoviária com a possível transição do modo rodoviário para o ferroviário no transporte de mercadorias.
  • O aumento de capacidade diária na saída de Sines dos atuais 36 comboios de 400 metros para 51 de 750 metros.
  • Preparado para, no futuro, permitir a instalação de bitola UIC (internacional), quando a rede espanhola mudar da bitola ibérica para a bitola internacional.